Jaspion

05/13/2010

4 Comments

 
Picture
[ JASPION ]
Jaspion marcou a infância de muita gente que tem mais de 20 anos. Apesar de sua história clássica, abordava o mundo de monstro gigante x herói sob uma perspectiva diferente, que consquistou milhões de fãs pelo mundo. 
 
- CONTINUE LENDO



Jaspion é um tokusatsu, nome antigamente dado a live-actions que usavam efeitos especiais. Hoje em dia tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, nos anos 90 pra baixo. Dá pra dizer que são TOSCOsatsu... heheheh. (PS: eu era viciado nisso ^^ .. viva Jiban, Jiraya, Winspector...)

Kyojuu Tokusou Jaspion (em japonês: Kyojū Tokusō Jasupion?, traduzido como Investigador de Monstros Juspion, e lançado no Brasil sob o título O Fantástico Jaspion) é uma série de televisão do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, totalizando 46 episódios. Foi estrelada por Hikaru Kurosaki no papel-título. No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete em 1988 e mais tarde pela Rede Record, obtendo enorme sucesso e desencadeando uma febre nacional pelo gênero de superheróis japoneses no país, abrindo as portas para a importação de novas produções tokusatsu. 


Devido à popularidade gigantesca, o personagem Jaspion tornou-se o protótipo do herói japonês, imagem que se mantém até os dias atuais. Após negociações, a série completa foi lançada no Brasil em DVD pela Focus Filmes em 2009. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre.
Picture

História
No planeta Edin, uma estrela a muitos anos-luz da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Crente nas profecia da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros.

Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu "pai" os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo; a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante. Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o Planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss.
Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.
Picture
Curiosidades
No Brasil, Jaspion virou revista em quadrinhos pela Ebal e mais tarde pela Editora Abril em 1992 na revista Heróis da TV. Estas histórias eram levemente baseadas na série e se podia ver crossovers com outras séries exibidas também pela Rede Manchete.

Os nomes do quinteto de ninjas espaciais da bruxa Kilmaza representam os elementos da natureza segundo uma das muitas concepções do Taoísmo: Ka significa "Fogo", Fuu traduz "Vento/Ar", Do simboliza "Terra", Sui é "Água" e Moku quer dizer "Madeira" (fonte: páginas 700km, de Ricardo Bittencourt, e Yagyu Shinkage-Ryu, de Sylvain Guintard). Note que esta classificação não é estática - muitos ramos desta filosofia apresentam no lugar do vento o Kin ("Metal"), enquanto outros englobam todos os seis elementos aqui mostrados.

O ator que interpretou Jaspion, Seiki Kurosaki, há muito tempo abandonou a carreira de ator e segue firme e forte como instrutor de mergulho no Japão, na empresa Mother Earth (Mãe Terra).
Embora Seiki Kurosaki fosse dublê do JAC, ele jamais vestiu a armadura do Jaspion. Esta informação foi fornecida pelo próprio ator em 2001, época que ele cedeu entrevista a revista brasileira Herói.
Em alguns episódios é possivel ver na lateral da Alan Moto Space escrito "Suzuki".
No episodio o poderoso beijo de Miyo tem a participação da atriz Megumi Sekiguti a Key/Himenin Emiha a irmã do Jiraya.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaspion
Picture

VÍDEOS


Downloads
Picture
WALLPAPER
download_wallpaper_do_jaspion_1024x768.jpg
File Size: 173 kb
File Type: jpg
Download File


 


Comments

LenyTx
06/05/2012 19:29

nossa curty tanto isso

Reply
07/28/2012 21:46

It can be tough to write about this subject. I believe you did an outstanding job though! Thanks for this!

Reply
08/08/2012 06:10

Thanks for providing such a terrific write-up, it was superb and really informative. It is my initial time that I check out here. I found lots of informative stuff inside your article. Keep it up. Thank you.

Reply

Youre so cool! I dont suppose Ive read anything such as this just before. So good to locate somebody with some original tips on this topic. realy we appreciate you starting this up. this web site are some issues that is necessary on-line, a person with a bit originality. beneficial project for bringing new stuff to the world wide internet!

Reply



Leave a Reply