Muitas vezes o pentagrama é mal-visto pela sociedade devido à sua a sua associação com o mal. Porém, em diversas culturas, e até de acordo com a forma que é desenhado, seu significado muda completamente. Aqui você verá uma descrição contendo quase todos os pentagramas conhecidos do mundo e seus significados. Esse post me deu bastante trabalho e espero que vocês gostem.
Post by: POK
Clique AQUI para ver o post por completo.
O pentagrama era utilizado em cultos de adoração à natureza durante vários períodos da história.
"É um dos símbolos pagãos mais poderosos e mais populares entre os Bruxos e Magos Cerimoniais. O pentagrama (uma estrela de cinco pontas circunscrita num círculo) representa os quatro antigos e místicos elementos: fogo, água, ar e terra, superados pelo espírito. Na Wicca o símbolo do pentagrama é geralmente desenhado com a ponta para cima a fim de simbolizar as aspirações espirituais humanas."
(http://www.circulosagrado.com/cs/wicca/simbolos.php)
"As cinco pontas do pentagrama põem em acordo, numa união fecunda, o 3, que significa o principio masculino, e o 2, que corresponde ao princípio feminino. Ele simboliza, então, o andrógino. O pentagrama sempre esteve associado com o mistério e a magia. Ele é a forma mais simples de estrela, que deve ser traçada com uma única linha, sendo conseqüentemente chamado de "Laço Infinito".
(http://www.oldreligion.com.br/novo/conteudo/index.asp?Qs_idConteudo=117)
Entre os druidas representava também a cabeça de deus (não o mesmo que o dos cristãos, pai de Jesus), e na Wicca, simboliza a Deusa Mãe.
"Na Grécia antiga, o pentagrama servia como símbolo para identificar a escola de Pitágoras. Essa era uma escola em que se pregava o aprendizado de muitos conhecimentos, como música, matemática, literatura etc. Essa estrela simbolizava o conhecimento, a harmonia entre todos os elementos. Esse símbolo entraria para o cristianismo durante o século IV, em Alexandria." (http://gothicground.com/materias/33566.php)
Este pentagrama é o que possui a representação e significado mais simples de todas e era conhecido como Pentalpha (5 alphas - 5 ás).
"Baseados na antiga astronomia ptolomaica, que tentava manter a órbita dos outros planetas ao redor da Terra, astrônomos do passado especulavam órbitas excêntricas para os planetas e isso fez com que, aparentemente, a órbita de Venus desenhasse um pentagrama no espaço."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pentagrama
Ptolomeu escreveu um livro citando este fato. "Esta obra é uma das mais importantes e influentes da Antiguidade Clássica. Nela está descrito todo o conhecimento astronómico babilónico e grego e nela se basearam as astronomias de Árabes, Indianos e Europeus até o aparecimento da teoria heliocêntrica de Copérnico. "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ptolomeu
O pentagrama dos satanistas , invertido, representa a vitória da matéria sobre o espírito. Ao contrário do que muitos pensam, os santanistas não são aqueles que cultuam o demônio, mas sim aqueles que são contra o cristianismo e religião em si, prezando pela liberdade de espírito e escolha, e responsabilidade sobre si mesma.
O pentagrama então, engrandece a matéria (as pessoas) sobre o espírito (a fé).
Por mais incrível que pareça, o pentagrama foi utilizado pela igreja católica ao longo de sua existência. É encontrado até em estátuas da virgem Maria.
"Os primeiros cristãos relacionavam o pentagrama às cinco chagas de Cristo e, desde então, até os tempos medievais, era um símbolo cristão. Antes da Inquisição não havia nenhuma associação maligna ao pentagrama; pelo contrário, era a representação da verdade implícita, do misticismo religioso e do trabalho do Criador.
O imperador Constantino I, depois de ganhar a ajuda da Igreja Cristã na posse militar e religiosa do Império Romano em 312 d.C., usou o pentagrama junto com o símbolo de chi-rho (uma forma simbólica da cruz), como seu selo e amuleto. Tanto na celebração anual da Epifânia, que comemora a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, assim como também a missão da Igreja de levar a verdade aos gentios, tiveram como símbolo o pentagrama, embora em tempos mais recentes este símbolo tenha sido mudado, como reação ao uso neopagão do pentagrama.
Em tempos medievais, o "Laço Infinito" era o símbolo da verdade e da proteção contra demônios. Era usado como um AMULETO de proteção pessoal e guardião de portas e janelas. Os Templários, uma ordem militar de monges formada durante as Cruzadas, ganharam grande riqueza e proeminência através das doações de todos aqueles que se juntavam à ordem, e amealhou também grandes tesouros trazidos da Terra Santa.
Na localização do centro da "Ordem dos Templários", ao redor de Rennes du Chatres, na França, é notável observar um pentagrama natural, quase perfeito, formado pelas montanhas que medem vários quilômetros ao redor do centro."
http://www.oldreligion.com.br/novo/conteudo/index.asp?Qs_idConteudo=117
A igreja iniciou seus ataques contra a "bruxaria" na Idade das Trevas (1300d.C.) numa tentativa de conversão forçada daqueles que não eram cristãos. O grupo que mais destacava-se na época eram os "bruxos", pessoas que cultuavam a natureza e tinha como símbolo o pentagrama, descrito ali em cima, no tópico WICCA (lembrando que Wicca é uma religião nova, do século 20, mas uso como referência).
A igreja pegou a personificação do Deus Chifrudo (que lembra um sátiro), que é um dos deuses Wiccanos, e transformou ele na representação do diabo (pernas de bode, chifres, torso humano).
A prática da adoração da natureza ficou proibida e aqueles que insistiram (ou qualquer um que fosse contra ou não praticante do catolicismo) foram queimados na fogueira (na Europa).
"Em 1940, Gerard Gardner implantou o Pentagrama na religião Wicca, colocando-o para representar os três aspectos da Deusa (Lua, Mãe e Tripla ou Donzela, Mãe e Anciã) e os dois aspectos do Deus (O Cornífero e o Da Colheita, ou Rei do Carvalho e do Azevinho), devolvendo ao símbolo a força como talismã. Tal adoção do símbolo gerou uma reação à Igreja que chegou ao auge quando Anton LaVey adota o Pentagrama Invertido para representar sua Igreja de Satanás. "
http://ocirculopagao.wordpress.com/2010/01/20/simbologia-pentagrama/
Ela pegou o pentagrama, girou ele 180º e desenhou um demônio nele para passar a idéia de que aquele símbolo era de um culto a Baphomet, considerado então o demônio.
O pentagrama em geral ficou sendo símbolo do culto e adoração ao mal, e este é o significado mais famoso até hoje.
Na cultura chinesa, o pentagrama representa o ciclo, o caminho da destruição. Representa também o equilíbrio. Cada uma de suas pontas representa um elemento: água, terra, fogo, madeira e metal onde cada um tem origem no anterior ou inibe um deles. A madeira gera o fogo, fogo gera terra, terra gera metal, metal gera água. Água inibe fogo, fogo inibe metal, metal inibe madeira, madeira inibe terra e terra inibe água.
O símbolo da escola de Pitágoras era um pentagrama , pois para ele, representava a perfeição.
"Um pentagrama (estrela pentagonal) é construído traçando-se as diagonais de um pentágono. Num pentagrama regular ABCDE, o pentágono menor FGHIJ formado pelas intersecções das diagonais também está dentro da proporção do número de ouro (proporção áurea=1,618).
Quando Pitágoras descobriu essa proporção num pentagrama regular, adotou esse símbolo estrelado como a representação da Irmandade Pitagórica. Aliás, essa foi uma das razões que levou ele a dizer que “tudo é número”, ou seja, que a natureza surge de padrões matemáticos. "
http://www.republicaeditorial.com.br/?p=663
"O símbolo era usado entrelaçado e perpendicular ao trono do mestre da loja. As propriedades e estruturas geométricas do "Laço Infinito" foram simbolicamente incorporadas aos 72 graus do Compasso - o emblema maçônico da virtude e do dever. "
http://www.casadobruxo.com.br/textos/magia81.htm
É também utilizado por eles, devido a razão áurea, citada acima.
"Sendo a Estrela do Oriente ou a Estrela Iniciação, é a que simbolizou o nascimento de JESUS. É o símbolo do Homem Perfeito, da Humanidade plena entre Pai e Filho; o homem em seus cinco aspectos: físico, emocional, mental, intuitivo e espiritual. Totalmente realizado e uno com o Grande Arquiteto do Universo. É o homem de braços abertos, mas sem virilidade, porque dominou as paixões e emoções. As Estrelas representam as lágrimas da beleza da Criação. Olhemos para cima, para o céu e encontraremos a nossa estrela guia. Na Maçonaria e nos seus Templos, a abóbada celeste está adornada de estrelas. A Estrela é o emblema do gênio Flamejante que levam às grandes coisas com a sua influência. É o emblema da paz, do bom acolhimento e da amizade fraternal."
http://www.mundooculto.com.br/simbologia/13/simbolos-maconaria.html
"A Fé Bahá’í é uma religião monoteísta fundada por Bahá'u'lláh, um nobre persa que viveu no século XIX. Os seus ensinamentos enfatizam a unidade da humanidade, e consideram que os fundadores das grandes religiões mundiais são Mensageiros Divinos, que trouxeram ensinamentos adequados às necessidades e maturidade de diversos povos, em diferentes momentos da sua história. Entre estes Mensageiros - designados como "Manifestantes de Deus" - encontram-se Krishna, Buda, Abraão, Moisés, Zoroastro, Cristo, Maomé, e mais recentemente o Báb e Bahá'u'lláh.
Os seguidores da religião Bahá’í são conhecidos como "Bahá’ís". Esta palavra deriva do árabe "Bahá", que significa "glória" ou "esplendor"." http://povodebaha.blogspot.com/2005/01/o-que-religio-bah.html
O pentagrama também era utilizado na cultura egípcia e era símbolo do útero da Terra, guardando também um conceito em relação à forma da pirâmide, e representava Hórus, filho de Ísis e do Sol, símbolo da vida infinita, fogo sagrado e semente universal de todos os seres.
Para os Celtas, povo misterioso que viveu na Europa por volta do século 2, ele representava a deusa Morrighan, que significa "Grande Rainha" no idioma gaélico. Ela tinha o poder de cegar os inimigos, cobrir o campo de batalha com uma névoa e mudar de forma.
Os Hebreus designavam o pentagrama como a Verdade, para os cinco livros do Pentateuco (os cinco livros do Velho Testamento, atribuídos a Moisés).
"Representa o homem, sendo a cabeça representada pela ponta superior, os braços as laterais e as pernas com as pontas para baixo. As letras em hebraico Yod, Heh, Vau e Heh se repetem novamente mas formam em conjunto com a letra Shin ( ponta superior do pentagrama ) os cinco símbolos mágicos da estrela. Dizem que o pentagrama, com estas inscrições cabalísticas, foi muito utilizado na antiguidade para neutralizar muitas energias astrais e mentais. O funcionamento deste gráfico varia de acordo com o posicionamento da letra Shim ( a que parece ter 3 chifres ):Quando ela é direcionada para um ponto cardeal específico atua da seguinte forma:
Norte : dissolve a negatividade e protege
Sul : aumenta a força
Leste : quebra trabalho de magia
Oeste : faz limpeza energética
O testemunho deve ser sempre posto na parte central da estrela."
http://www.oarquivo.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=161:pentagrama-hebraico&catid=80:simbolos-e-objetos&Itemid=379
Repare que existe uma versão "do mal" do pentagrama hebraíco. No original, temos como figura centrais Adão e Eva, no segundo, Samael e Lilith, que é considerado o primeiro casal "demoníaco", onde Lilith teria sido a primeira esposa de Adão, porém, por rejeitar a submissão, se revoltou e uniu-se a Samael, tendo ela parido posteriormente milhares de demônios.
É considerado um símbolo de proteção, vontade e bem.
Existe uma razão matemática denominada Razão Áurea, que vale 1,618. Ela é citada aqui no post, mas não é explicada a fundo. Esse número está presente em todas as perfeições da natureza, em diversas simetrias, e presente agora mesmo à sua volta. No próprio pentagrama aparece a razão áurea.
POR EXEMPLO:
- -Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618.
- -Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.
- -Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618;
- -Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
- -A altura do seu crânio dividida pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado 1,618;
- -Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é 1,618; (considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados de medição).
- -A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos em uma colméia é de 1,618;
- -A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
- -A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
- -A proporção em que se diminuem as folhas de uma arvore a medida que subimos de altura é de 1,618;
Se você tiver mais interesse sobre o assunto, faça o download da apostila aqui abaixo.
apostila-de-razao-aurea.doc |