Muitas pessoas veem certos símbolos religiosos por diversos lugares mas sequer sabem o que significam. Aqui, um breve resumo da origem de símbolos religiosos de 8 religiões. Suástica, Estrela de Davi e Ying-Yang são alguns que você verá.
- CONTINUE LENDO [+]
Religião: Judaísmo
Duas pirâmides - uma apontando para cima e outra invertida - representam a união e o equilíbrio entre o céu e a terra. Diz-se que Davi. importante rei de Israel, mandava gravar o símbolos nos escudos de seu exército como amuleto de proteção. A partir daí, a estrela de Davi passou a ser identificada com o povo israelita.
Religião: Islamismo
Estudiosos supõem que mesmo antes do islamismo os árabes nômades cultuavam a Lua por viajarem à noite. Quando o símbolo foi adotado na bandeira do islâmico império turco-otomano, passou a ser identificado com os muçulmanos. Mesmo assim, muitos fiéis negam a utilização de qualquer símbolo para representar a fé islâmica.
Religião: Induísmo
É a forma escrita em sânscrito do principal mantra hindú. Os mantras são palavras ou poemas entoados durante a meditação para auxiliar na concentração e invocar divindades. Vários textos dos Vedas - as escrituras sagradas hinduístas - começam com Om - pronuncia-se Aum - e significa "aquilo que protege".
Religião: "Budismo"
Esse símbolo é uma marca do budismo. O círculo de onde partem oito raios é conhecido como roda de Dharma. Por sua vez, dharma são os ensinamentos de Buda para que se alcance a iluminação, entre eles o Nobre Caminho Óctuplo, com oito vias que levam ao fim do sofrimento.
Religião: Taoísmo
Estudando as sombras projetadas pelo movimento do sol, os chineses montaram um tipo de infográfico indicando a duração de dias e de noites ao longo do ano. Esse equilíbrio, fundamental para a agricultura, passou a representar a importância dos opostos e a presença de um dentro do outro - bolinha preta na parte branca e vice-versa.
Religião: Sikhismo
A espada de dois gumes no centro do círculo simboliza o Deus único, cuja infinitude e perfeição é representada pelo círculo. A espada da esquerda se refere ao poder espiritual cruzando o poder político, simbolizado pela espada à direita. O significado político é resultado das perseguições sofridas pelos sikhs ao longo da história.
Religião: Jainismo
Este símbolo seria um desenho com 4 letras gama, representando os 4 ventos, os 4 pontos cardeais, as 4 estações entre outros conceitos relacionados à natureza. Mais tarde, ele foi rotacionado e popularizado como símbolo nazista, dando um aspecto negativo ao símbolo. Veja uma supermatéria sobre suástica na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Suástica
Religião: Fé Bahá-Í
Esta religião Persa prega que lideranças religiosas ao longo dos séculos, como Maomé e Jesus, são enviados de um mesmo Deus. A doutrina elenca nove religiões, representadas pelas pontas, que preenchem essa definição: sabeísmo, hinduísmo, budismo, judaísmo, cristianismo, islamismo, zoroatrismo, fé babí e fé bahá-í.
- OLHO-DE-HÓRUS: LENDA E ORIGEM DESTE SÍMBOLO EGÍPCIO
- PENTAGRAMA: SIGNIFICADO DO PENTAGRAMA PARA DIVERSAS RELIGIÕES
Revista Mundo Estranho - Editora Abril - Fevereiro 2010 pg 60/61
Por Luis Fujita, André Toma, Diego Sanches e Tiago Jokura.